15 de junho de 2007

Notícia: CEEL produz kit de jogos educativos

Por Karla Vidal

O Centro de estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE) está em processo final de produção de kit com dez dos seus jogos educativos. A previsão é que o material esteja pronto ainda no segundo semestre deste ano.

Já experiente na produção artesanal de jogos educativos, o Centro agora vai produzi-los em gráfica. “O CEEL vem produzindo jogos artesanalmente em programas de formação continuada de professores. Durante os cursos, organizamos oficinas de jogos, e agora pretendemos produzir os jogos em gráfica” informa Telma Ferraz Leal, coordenadora do Centro.

A produção dos jogos passa por etapas que vão desde a decisão sobre os objetivos didáticos que serão contemplados até a reflexão do que se quer ensinar e sobre como os alunos aprendem. A partir deste ponto define-se qual atividade o jogo necessita empregar para que os jogadores possam apreender o conteúdo ensinado.

Outra etapa da criação é a definição de quais regras deverão ser seguidas. É neste momento que são listados os componentes do jogo, entre palavras e figuras que serão utilizadas. “No final escrevemos as instruções dos jogos e revisamos tudo. Para realmente considerarmos que a tarefa está finalizada, precisamos observar crianças brincando com o jogo, para realizarmos os ajustes necessários”, complementa a professora.

O processo de criação dos jogos envolve desde os professores-alunos dos cursos de formação continuada, até alunos da Pós-Graduação em Educação da UFPE e membros do CEEL.

Os jogos produzidos são usados em programas de formação de professores de escolas públicas e podem ser adquiridos por meio de convênio entre as Secretarias de Educação e a UFPE.

Produção de jogos educativos contribui para a formação de professores

A formação continuada é uma necessidade imprescindível ao exercício profissional de professores e professoras. Para garantir esse processo de formação diversas ações são postas em prática através dos trabalhos desenvolvidos em programas de formação de Centros de Estudos integrantes da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, ação promovida pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o MEC, cada um desses Centros, situados em diferentes universidades do país, mantêm equipes que coordenam a elaboração de programas voltados para a formação continuada dos professores de Educação Básica em exercício nos Sistemas Estaduais e Municipais de Educação.

Pernambuco é um dos estados integrantes da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, representado pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. Criado em 2004, o Centro de Estudos é um núcleo de pesquisa e extensão da Universidade que desenvolve atividades voltadas para a melhoria do ensino da Língua Portuguesa, além de atuar na formação continuada de professores promovendo cursos, organizando propostas curriculares, realizando avaliações de rede e produzindo livros, programas de vídeo e jogos didáticos.

Segundo Telma Leal “é preciso propor programas de formação continuada que garantam, por um lado, que os professores possam ser agentes de seu próprio processo de formação e, por outro, que as situações não se restrinjam a uma mera troca de experiências, sem teorização da prática”.

É nesse contexto, e com a proposta de diversificar os recursos educacionais utilizados nos cursos de formação, que o CEEL implementou, como prática pedagógica dos cursos oferecidos, a produção de jogos educativos. “Temos trabalhado com jogos de regras. São jogos diversificados. Alguns deles se assemelham a jogos tradicionais, como baralho, dominó e trilha e outros são totalmente novos”, garante Telma.

Para a professora o Centro de Estudos se posiciona, em relação à produção dos jogos, acreditando que a diversificação dos recursos educacionais aplicados nas aulas é de grande importância. “Do mesmo modo como a TV não tirou o encanto do cinema, a Internet não tirou o encanto dos livros, os jogos eletrônicos não tiraram o encanto dos jogos que são compartilhados por um grupo de alunos que brincam e aprendem ao mesmo tempo”, encerra.

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