2 de dezembro de 2007

Oficinas propõem metodologias alternativas para o ensino de língua e literatura

Por Karla Vidal

No próximo dia 10 tem início a edição 2007.2 da semana de Oficinas Pedagógicas de Linguagem, projeto de extensão do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE). A iniciativa, que é desenvolvida todos os semestres por alunos do curso de graduação em Letras da Universidade, integra as atividades da disciplina Prática de Ensino de Português, ministrada pela professora Lívia Suassuna.

O objetivo das oficinas é construir um espaço em que graduandos em Letras possam sugerir estratégias didáticas para o ensino de língua e literatura. As estratégias, elaboradas após processo de visitas a campos de estágio, em que os alunos observam e analisam as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, contam com a orientação da professora-coordenadora e monitores.

As oficinas acontecem entre os dias 10 e 14 de dezembro, na Sala 12 do Centro de Educação da UFPE e são abertas ao público.

Confira a programação:

Oficina 1
Tema: RPG: o teatro da mente (o RPG na criação de unidades didáticas para o ensino de L.P.)
Objetivo: Utilizar a estratégia dos Role-Playing Games (RPG) para desenvolver as habilidades dos alunos em sala de aula, procurando integrar a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais necessários para a interação dos alunos em sociedade.
Alunos-docentes: Dudley Santos, Flávia França, Rafaela Peixoto, Tatiana Beatriz e Wellington Melo
Data: 10/12/2007 (segunda-feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Oficina 2
Tema: Ambigüidade nos gêneros imagéticos: uma proposta de ensino de leitura e produção textual.
Objetivo: Explorar o tema ambigüidade, através dos gêneros imagéticos com o intuito de propor práticas pedagógicas em que a capacidade leitora, a produção textual e a análise lingüística estejam integradas em favor da aprendizagem dos alunos.
Alunos-docentes: Gabriela Ramos, Karla Renata de Lima, Lílian Melo, Onilma Freire e Thays Albuquerque
Data: 11/12/2007(terça-feira)
Horário: 08h às 12h (4 horas-aula)

Oficina 3
Tema: Implícitos lingüísticos no ensino da língua portuguesa
Objetivo: Indicar possibilidades de trabalho com os fenômenos da implicitude na produção e interpretação textual.
Alunos-docentes: Maria Eugênia Costa, André Gama, Eduardo Vasconcelos, Lidiane Martins, Maria Alice Barbosa, Natália Lima e Virgínia Pessoa
Data: 11/ 12/ 2007 (terça-feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Oficina 4
Tema: Mafalda na sala de aula: uma abordagem pedagógica.
Objetivo: Trabalhar a capacidade de interpretação/
compreensão de textos a partir dos fenômenos da intertextualidade e dos implícitos nas tirinhas de Mafalda, envolvendo os eixos leitura, produção textual e análise lingüística.
Alunos-docentes: Daniele Basílio, Iraldo Luna, Jacqueline Oliveira e Lécio Cordeiro
Data: 12/ 12/2007 (quarta- feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Oficina 5
Tema: “H” o quê? Trabalhando o letramento através das histórias em quadrinhos
Objetivo: Fazer uma análise crítica do gênero, bem como refletir sobre a atual condição de práticas didáticas, apresentando propostas para o uso didático das histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa.
Alunos-docentes: Helana Pessoa, Sandra Pereira, Karla Rodrigues, Urânia Alves, Tatiane Porfírio e Ivanilson Martins
Data: 13/ 12 /2007 (quinta-feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Oficina 6
Tema: A Oficina das Reinações
Objetivo: Despertar o interesse das crianças pela literatura de Monteiro Lobato
Alunos-docentes: Marilene Lins, Givanilson Barbosa, Leandro Augusto, Nathália Farias
Marco Muniz, Taís Leme e Taã Ferreira
Data: 14/12/2007 (sexta-feira)
Horário: 14h às 18h (4 horas-aula)

Serviço
Inscrições de 30 de Novembro a 10 de Dezembro de 2007 pelo e-mail oficinaspedagogicas@gmail.com ou no Centro de Educação da UFPE – Coordenação Setorial de Extensão – térreo (das 9h00 às 16h00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário