27 de abril de 2010

Notícia: Jornada Pedagógica debate formação acadêmica

Da Ascom UFPE

O Centro de Educação da UFPE realiza, de amanhã (28) a sexta-feira (30), a Jornada Pedagógica, que discutirá a formação acadêmica de profissionais da educação e a interação dos mesmos com a sociedade. A programação abrange conferências, mesas de discussão, minicursos, lançamentos de livros, atividades culturais e exposições de trabalhos feitos por alunos bolsistas do Centro. As atividades vão ocupar a área do CE e são destinadas a estudantes e professores de pedagogia e demais licenciaturas.

A Jornada Pedagógica pretende desenvolver o tema proposto a partir de três eixos. O primeiro deles foca a formação de estudantes dos cursos de licenciatura na atualidade. A primeira palestra do dia 29, às 8h30, desenvolve o tema através da mesa-redonda “Formação e Profissão Docente na Atualidade”, que será ministrada pelos professores Edlamar Oliveira dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Telma Leal, do Centro de Estudos em Educação em Linguagem (CEEL); e Alexandre Simão Freitas, do Departamento de Administração Escolar e Planejamento (DAEPE), todos da UFPE.

O segundo eixo a ser trabalhado aborda o envolvimento do estudante e profissional da educação com a sociedade. A conferência de abertura, ministrada pelo professor Janssen Felipe Silva, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA - UFPE) e ex-aluno do CE, discutirá o papel da Universidade na formação dos futuros educadores ressaltando o compromisso dos mesmos com a cidadania. A palestra será realizada no dia 28, às 19h30, no auditório do CE.

O terceiro eixo pretende dar ênfase às políticas públicas direcionadas à formação dos professores. O debate “Tendências privatistas na gestão da educação pública: elementos para reflexão”, que conta com as professores Evson Malaquias (DAEPE) e Elizabeth Varjal, do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional (DPOE) abordará o tema. A mesa-redonda acontecerá às 14h30 no segundo dia da Jornada Pedagógica.

A abertura do evento será às 18h30 de amanhã (28) e terá, além da conferência de abertura, atividades culturais. A Jornada Pedagógica terá mesas redondas, oficinas e minicursos nos dias 29 e 30, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições do evento podem ser feitas na escolaridade do Centro de Educação, das 8h30 às 20h.

Mais informações
Coordenação de Pedagogia
(81) 2126.8801
Coordenação de Licenciaturas Diversas
(81) 2126.8802

Nenhum comentário:

Postar um comentário