27 de agosto de 2010

Alagoas recebe mais uma etapa da formação do Pró-Letramento


Por Karla Vidal e Rodrigo Rigaud

Acontece nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, em Alagoas, o segundo encontro da formação Pró-Letramento, Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O curso, que acontece no Centro de Formação (CENFOR), em Maceió, é promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/UFPE) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-AL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e secretarias municipais de educação do estado de Alagoas.

O Pró-Letramento Alagoas é estruturado em três encontros, nos quais são trabalhados os fascículos do livro “Alfabetização e Linguagem”, material de apoio desenvolvido pelo Ministério da Educação, que pode ser acessado no website do Ceel/UFPE na seção Material de Apoio: http://www.ufpe.br/ceel/ceel-material-apoio.html

Neste segundo encontro serão trabalhados os fascículos: Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; Modos de falar/Modo de escrever e; o fascículo complementar A contribuição da leitura na formação da linguística do aluno e na sua constituição como sujeito leitor.

O curso, coordenado pela professora Maria Helena Dubeaux (Ceel/UFPE), atende um total de 10 professores e tem como formadora a Professora Ádna de Almeida Lopes (UFAL). O seminário final da formação está programado para acontecer nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano.

Mobilização pela qualidade da educação – o Pró-Letramento é uma ação do governo federal que se constitui em um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e da matemática.

O programa é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Da formação podem participar todos os professores que estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.

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