27 de setembro de 2010

Paraíba recebe terceira etapa dos cursos integrantes do PAR

De 28 de setembro a 1° de outubro, acontece o terceiro encontro do Programa de Ações Articuladas (PAR) na cidade de Campina Grande, Paraíba. O encontro, que será realizado no Centro Tecnológico Professor Severiano Loureiro, é uma ação do Ministério da Educação (MEC) em convênio com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel/UFPE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PB).

Dos 50 orientadores de estudo atendidos pela formação PAR/Paraíba, 32 participam do curso Leitura e Produção de Textos na Alfabetização, ministrado pelas professoras Magna do Carmo e Miriam Xavier, formadoras do Ceel/UFPE. Os outros 18 orientadores participam do curso Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula, ministrado pela professora Cristina Vieira (Ceel/UFPE).

Coordenados pela professora Magna do Carmo, os cursos promovidos no encontro possuem carga horária de 32h. As aulas ocorrem das 8 às 12h e das 13 às 17h, totalizando 8h diárias.

O primeiro encontro da formação PAR/Paraíba aconteceu entre os dias 05 e 09 de abril deste ano. O seminário final, momento em que os orientadores de estudo compartilham suas experiências vividas durante a formação, está marcado para 16 de novembro.

O Centro de Estudos em Educação e Linguagem participa do PAR com os cursos de formação continuada Leitura e Produção de Textos na Alfabetização e Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula, ambos na categoria alfabetização e linguagem. Cada curso é subdividido em anos finais e anos iniciais com base no ciclo de atuação do professor cursista do Ensino Fundamental. Em 2010 a formação PAR coordenada pelo Ceel/UFPE atende aos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Programa de Ações Articuladas

O PAR é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que um município ou estado adere ao Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação - 28 diretrizes para a melhoria do ensino nacional - tem até quatro anos para alcançar as metas estipuladas. Mais informações em http://www.todospelaeducacao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário