5 de outubro de 2010

Anne-Marie Chartier realiza conferência no Centro de Educação da UFPE

Amanhã (6), às 9h, a pesquisadora francesa Anne-Marie Chartier, do Institut National de Recherche Pédagogique, da França, realiza a conferência A Questão da Língua Materna na Formação Continuada entre os anos 1970 e 2010, na França, na sala número 12 do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE). O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade, é aberto à comunidade acadêmica.

PESQUISADORA – Anne-Marie Chartier é Maître de Conference do Service d’Histoire de l’Éducation do Institut National de Recherche Pédagogique - INRP e professora associada do Institut Universitaire de Formation des Maîtres de l’Academie de Versailles, em cursos de formação de professores da escola elementar.

Doutorou-se em Educação pela Université Paris V, com a tese La lecture scolaire entre opinions et prescriptions: comment les discours disent les pratiques. Sua especialidade é o ensino elementar e a história cultural das práticas de escolarização (séculos XIX e XX), em particular a história escolar e não escolar da difusão das práticas de leitura e escrita.

Entre suas obras destacam-se: Práticas de Leitura e Escrita - história e atualidade (Belo Horizonte, 2007), que integra a Coleção Linguagem e Educação, parceria entre a Autêntica Editora e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale/UFMG) e Discours sur la lecture, 1880-1980 (Paris, 1989), em co-autoria com Jean Hébrard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário