26 de janeiro de 2011

Capacitação de profissionais alcança 2.625 instituições

Representantes de 2.625 instituições de educação superior, num total de 5.250 pessoas, serão convidados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a apresentação do Censo da Educação Superior de 2010, cujos dados serão coletados a partir de 15 de fevereiro. Serão qualificados os pesquisadores institucionais, responsáveis pela prestação das informações dos questionários do censo, e técnicos de informática das instituições.

A partir de 7 de fevereiro, ao longo de três semanas, o Inep receberá os representantes das instituições para as palestras de capacitação, que ocorrerão ao longo de um dia e serão comandadas pelos técnicos da autarquia. Os participantes serão divididos em 39 turmas.

A principal novidade a ser apresentada aos pesquisadores institucionais se refere à utilização do e-MEC, cadastro das instituições de ensino superior para fins de regulação, que passará a ser utilizado como base para coleta dos dados estatísticos a partir desta edição do censo. O e-MEC traz os dados cadastrais e as instituições lançarão os dados censitários. Desde a edição de 2009, a coleta de dados do Censo da Educação Superior tem no indivíduo sua menor unidade. Assim, são coletados os dados individuais de cada estudante e de cada professor.

Além do censo, o cadastro do e-MEC está sendo utilizado pelo Inep para estruturação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e para as avaliações de cursos e de instituições. Dessa forma, há um único cadastro que concentra os dados das instituições e fornece, para cada um dos programas desenvolvidos no âmbito do MEC, as informações necessárias àquele programa.

Assessoria de Imprensa do Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário