24 de janeiro de 2011

Professores indígenas recebem formação continuada


Cerca de 250 professores da etnia Fulni-ô de Águas Belas participam, de 25 a 27 deste mês, de um curso de formação profissional continuada. Nesse período, eles serão preparados para atuarem nas áreas de educação infantil, fundamental, ensino médio e gestores. A iniciativa é coordenada pela Unidade de Educação Escolar Indígena (UEEI), órgão da Gerência de Educação em Direitos Humanos (GEDH).

No encontro, que ocorrerá na Escola Marechal Rondom serão discutidas temáticas que abordarão identidade, interculturalidade, terra, história, organização, bilinguilismo, planejamento e avaliação escolar, além da proposta de trabalho.

Atualmente, a Secretaria de Educação mantém 126 escolas públicas indígenas, com 10.088 alunos distribuídos em 14 municípios de Pernambuco. Esses alunos são pertencentes a 12 etnias: Kambiwá, Kapinawá, Tuxá, Xukuru, Atikum, Pankará, Pankararu, Entre Serras, Pipipã, Fulni-ô, Truká e Atikum.

Tribo Kambiwá – Na última quarta-feira (19), a tribo Kambiwá deu início ao seu ano letivo com o Ritual do Praiá. A festividade cultural aconteceu no Pólo Nazário Kambiwá, em Buíque.

Fonte: SEDUC/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário