19 de abril de 2011

Um giro pelo país no Dia Nacional do Livro Infantil



por Karla Vidal

No dia 2 de abril foi comemorado mundialmente o Dia do Livro Infantil. A data é uma homenagem a um dos mais famosos escritores infantis do mundo, Hans Christian Andersen, autor de obras como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia e As Roupas Novas do Imperador.

No Brasil o dia 18 de abril foi instituído como Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem à Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. O dia foi escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil.

O mês de abril movimenta pessoas e instituições em torno de atividades de incetivo à leitura infantil em todo o país. São diversos autores, editores, livreiros, bibliotecários, associações, centros de estudo, tradutores, professores e amantes de livros colocando em prática projetos que afirmam a importância da leitura e do amor aos livros, além de destacar o papel da obra de Monteiro Lobato na Literatura Brasileira.

A seguir você pode conferir um panorama das atividades que já aconteceram e da programação que ainda vai acontecer nos estados durante esta semana:

Aracaju/SE - A Biblioteca Municipal Clodomir Silva está homenageando o escritor com uma exposição especial, aberta ao público entre os dias 05 e 28 de abril. De acordo com o diretor da biblioteca, Tarcísio Bruno, quem visitar a exposição encontrará obras, fotografias, histórias e curiosidades de um dos maiores expoentes da literatura brasileira. Intitulada Viajando com Lobato, a exposição marca as comemorações relativas a três datas especiais do mês de abril: a primeira delas é no dia 02, quando se comemora  o Dia Internacional do Livro Infantil. Já no dia 07 do mesmo mês, é comemorado o Dia Estadual do Livro e da Literatura e no dia 18, data do aniversário de Lobato, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.

Caruaru/PE - A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Educação, realizou  uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e ao escritor Monteiro Lobato. No domingo (18) a Biblioteca Pública Municipal transferiu o mundo do livro para o Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro, realizando oficinas de leitura e contação de histórias. Na programação cultural, houve apresentações de bandas e do cantor e cordelista Erisson Porto. O grupo Mamuesba também fez parte da tarde de leitura e música com a arte do teatro de mamulengo. Com o objetivo de ampliar o hábito da leitura no público infantil e a participação dos pais ou responsáveis nesse processo, foram disponibilizadas tendas contendo acervo infantil e rodas de leitura.

Campo Grande/MS - A 1ª Feira do Livro Infantil está sendo realizada nesta terça-feira (19), pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) de Campo Grande. A feira ficará aberta ao público, com visitação gratuita, das 9h às 12h e das 13h às 16h30. O evento é realizado em parceria com o Clube de Mães, “As Obreiras do Jardim Colonial”, e acontece na Sala de Leitura Comunitária, que fica na Rua Joana D’Arc, número 60, no Bairro Pioneiros. A abertura da feira conta com a escritora, poeta e professora Sandra Andrade, que vai conduzir uma roda de “Contação de Histórias”. A feira também é uma homenagem ao dia Nacional do Índio, 19 de abril, levando às comunidades do Jardim Colonial a importância de desenvolver o gosto e o conhecimento que a leitura pode proporcionar.

Criciúma/SC - Para celebrar a data, a Secretaria de Educação de Criciúma realizou o projeto Contando e Encantando. 45 crianças da escola Maria Beatriz Figueiredo foram à Biblioteca Municipal Donatila Borba, no Parque Centenário, no Bairro Santa Bárbara, e estiveram reunidas para ouvir a escritora Cármem Neves contar a história do livro “O Sapo, a Bruxa e a Corrente do Bem”. “A leitura está envolvida no conhecimento das crianças, por isso fazer uma ação deste tipo”, explica a coordenadora da biblioteca, Márcia Beatriz Figueiredo.

Fortaleza/CE -  Crianças e adolescentes realizaram oficinas, ouviram e contaram histórias. A abertura adiantada da II Feira do Livro Infantil de Fortaleza ocorreu durante o Dia Nacional do Livro Infantil e ofereceu oficinas, contações de história e amostras de quatro estandes com livros para criança. O lançamento da II Feira do Livro Infantil de Fortaleza preparou o terreno para os quatro dias do evento que acontecerá em setembro.

Itabira/MG -  Em Itabira, a Escola Municipal Água Fresca tem se preocupado em estimular os alunos ao hábito da leitura. Exemplo disso é o projeto Baú da Fantasia, onde, a cada quinze dias, professoras do 2º e 3º anos trabalham um determinado livro, usando-o acompanhado de diversos recursos. Feita a escolha da obra, são usadas ferramentas como fantoche, teatro e brincadeiras englobando a leitura. As crianças interagem de forma lúdica, vestindo-se com fantasias.

João Pessoa/PB - Para celebrar a data, crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) na capital paraibana participaram na última sexta-feira de oficinas educativas de leitura promovidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento foi realizado em parceria como a Editora Paulus.

Uberaba/MG - As comemorações em torno do Dia Nacional do Livro Infantil começaram no dia 18 na Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães e se estendem até o dia 30 deste mês. A programação conta com um “bibliotur”, um passeio pelo acervo de nove mil livros do setor infanto-juvenil para despertar o interesse das crianças na literatura e para que elas conheçam melhor a história de Monteiro Lobato, que cede o dia de seu aniversário à data comemorativa.

Londrina/PR - A Biblioteca Infantil de Londrina iniciou sua programação no sábado (16) com exposição sobre o escritor Monteiro Lobato e com o projeto Hora do Conto. A exposição Vida e Obra de Monteiro Lobato segue aberta ao público até o dia 30 deste mês. A Biblioteca Infantil funciona na avenida Rio de Janeiro, 413, e está aberta todos os dias, das 8h às 18h. A entrada é gratuita e aberta para toda a população.

Manaus/AM -  Como parte do Projeto Mudando a História, realizado em parceria entre a Fundação Abrinq, Fundação Nokia e Prefeitura, alunos da rede municipal de ensino prestigiaram a ação de comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil. Uma mediadora de leitura apresentava as obras para os presentes. Uma das histórias contadas foi a Promessa do Girino. Um grupo de 11 alunos da Escola Municipal Rita de Cássia da Silva, se deslocou do Bairro Novo Israel na Zona Norte de Manaus, para participar da ação.

Natal/RN - Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia18 de abril, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), as Secretarias de Educação dos municípios de Natal e Parnamirim, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN) e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, promoveram o Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, no auditório da Assembléia Legislativa. “O Fórum é um espaço de fomento à incidência de políticas públicas na área de formação de leitores. Este primeiro encontro de 2011 retoma o “Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores”, enquanto compromisso de Estado e de toda sociedade. A programação busca validar o conteúdo do Manifesto, revelando a pertinência do processo de democratização do acesso à cultura escrita. Realizar o primeiro encontro no Dia Nacional do Livro Infantil não poderia ser mais oportuno”, ressalta a diretora do IDE e coordenadora do projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras, Cláudia Santa Rosa.

Recife/PE - Começa hoje (19/04) no Recife a Semana do Livro Infantil. Promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, a programação segue atéo dia 23 de abril para homenagear o Dia Internacional do Livro Infantil e o aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, comemorados no dia 18 e ainda o aniversário de nascimento do poeta Manuel Bandeira e o 5° ano de criação do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, comemorados hoje (19). As atividades começam pela manhã com uma roda de leitura de obras infantis. Ao longo da semana serão inauguradas bibliotecas, rodas de leitura, além do lançamento oficial do 1º Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal do Recife e da nova fase do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

Rio Branco/AC -  Em Rio Branco, o Mês do Livro Infantil foi comemorado de 6 a 18 abril, com inúmeras capacitações e atividades infantis com o objetivo de aproximar cada vez mais a criança pelo gosto da literatura. As comemorações não estão concentradas apenas nos livros, houve brincadeiras infantis, teatro, música e capacitações para contação de histórias. Também aconteceram palestras, conversas e rodas de debates com escritores da região. Além de tudo isso, no dia 18, encerramento das atividades e Dia Nacional do Livro Infantil, foi realizada na Praça da Biblioteca Pública um grande evento onde todos os espaços envolvidos com o universo literário realizaram uma exposição de atividades de incentivo a leitura. O Mês do Livro Infantil é uma realização da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), a Fundação Elias Mansour, a Academia Acreana de Letras, Universidade Federal do Acre (UFAC) e as livrarias Paim, Betel e Universitária.

Salvador/BA - Para celebrar a data, a Livraria Cultura (Salvador Shopping) promoveu no dia 17 (domingo), às 13h, palestra da escritora e professora Miriam de Sales Oliveira, sobre o autor Monteiro Lobato. Entre os tópicos abordados estavam: vida e obra de Monteiro Lobato, o editor, o industrial, o criador do Sítio do Picapau Amarelo, lutas políticas e prisão, distribuição de livros e curiosidades. Para Miriam de Sales, Monteiro Lobato é o maior escritor infantil brasileiro, um homem de múltiplas facetas, preocupado com sua gente e com o futuro do país, principalmente focado na saúde e educação do povo brasileiro.

São Luis/MA -  No Dia Nacional do Livro do Livro Infantil, o Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA), lançou, no Centro de Formação Profissional da Cidade Olímpica, a Campanha de incentivo à leitura do Projeto Picadeiro da Cidadania. Com o tema “O Livro é uma viagem incrível, imperdível e impressionante. Embarque nessa com seu filho.”, o projeto tem como objetivo despertar nas famílias da comunidade a reflexão sobre o valor da leitura. Durante todo o dia, crianças, adolescentes e a comunidade em geral, puderam participar de oficinas de poesia e de histórias, exposição de livros, dinâmicas de grupo, jogos literários e peças teatrais, que ocorrerão, simultaneamente, nas brinquedotecas do projeto. As ações da campanha de incentivo à leitura se estenderão até o final do ano, com a divulgação do tema para famílias, organizações sociais, escolas públicas e particulares através de cartazes, panfletos, spots, realização de reuniões com famílias e organizações sociais. O Projeto também conta com o Picadeiro da Cidadania Móvel, um veículo adaptado, que funciona como brinquedoteca, e possibilita sua efetivação em diferentes comunidades de São Luís.

São Paulo/SP -  O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveu, na segunda-feira (18), uma campanha para valorizar publicações para crianças que favoreçam a diversidade e combatam o racismo e outras formas de preconceito. A iniciativa coincide com o Dia Nacional do Livro Infantil. A campanha parte do princípio de que a leitura permite às crianças aprender novos valores e mudar a forma como veem sua própria cultura. A Unicef trata a possibilidade de se conhecer e ouvir histórias diferentes como um direito que amplia perspectivas e contribui para a construção de uma sociedade igualitária. Durante o dia, a campanha "Por uma Infância sem Racismo" divulga artigos e livros que contemplem a valorização das diferenças étnico-raciais.

Teresina/PI - Em Teresina, dezenas de crianças invadiram a Praça João Luís Ferreira, no centro da capital, para comemorar da melhor maneira: lendo e festejando as obras de Monteiro Lobato. A praça ganhou contraste entre um silencioso ambiente de biblioteca e a agitação e cor das apresentações artísticas. A celebração no local foi montada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, que levou uma programação inteira voltada para as crianças, além da distribuição de livros infantis.

Com informações: Unesco/Brasil; Unicef/Brasil; Diario de Pernambuco; O Povo Online; Prefeitura Municipal de Caruaru, Prefeitura de Manaus, Agências de Notícias do Acre; O Globo; Brasil Portais; LBV; Folha de Pernambuco; Fundação Abrinq; O Diario.com; Tribuna do Norte; Jornal A Tribuna; JM Online; De Fato Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário