2 de junho de 2011

Conferência aborda aspectos gráfico-editoriais e pedagogia nos livros de alfabetização


No próximo dia 07/06 (terça-feira), às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE), através das ações do Núcleo de Pesquisas em Educação e Linguagem, promove a conferência Aspectos gráfico-editoriais e pedagogia nos livros de alfabetização: final do xix e início do século xx.

A conferência, que será proferida pela professora Isabel Cristina Frade (UFMG), acontecerá na sala 31 localizada no piso térreo do Centro de Educação da Universidade.

Sobre a conferencista

Isabel Cristina Frade possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela FE/USP (Brasil) e Institut National de Recherche Pédagogique (França).

Atualmente é professora associada da FAE/UFMG, atuando na Graduação e Pós-Graduação. Como pesquisadora integra a equipe do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/FAE/UFMG), além de coordenar o Setor de Formação Continuada do Centro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, história da alfabetização e das cartilhas, escolarização da cultura escrita, alfabetização e letramento digital, alfabetização audiovisual, formação de professores alfabetizadores e educação e linguagem.

Sobre o Núcleo de Pesquisas em Educação e Linguagem

O Núcleo de Pesquisas em Educação e Linguagem desenvolve pesquisas sobre: 1) Representações dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua, trabalhados na escola; 2) Representações dos docentes acerca do ensino e da avaliação em diferentes eixos da área curricular de língua portuguesa; 3) Efeitos de diferentes estratégias didáticas na aprendizagem de língua portuguesa; 4) Formação inicial e continuada do professor de língua portuguesa; 5) Práticas de Alfabetização e Letramento; 6) Propostas curriculares, livros didáticos e outros recursos didáticos destinados ao ensino da língua portuguesa e sua apropriação pelos docentes; 7) Letramento e novas tecnologias da informação e comunicação; 8) História das práticas de leitura e de produção textual vividas pelos docentes e suas relações com o ensino de língua; 9) Avaliação educacional e da aprendizagem na área de língua portuguesa.

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